top of page

Cetoacidose Diabética, você já teve?


Cetoacidose Diabética, você sabe o que é? Tem aparelho em casa que mede?

Essa semana a minha danada da glicose deu um baita susto.

Acordei às 9h com ela em 98. Comi morangos com manga e aveia no café da manhã, fiz a correção. 1h depois estávamos em 160. Ok, devo ter feito um cálculo errado. Fui almoçar, e o pré almoço, 230! Comi um pedaço de frango grelhado com vagem refogada e coca zero. Fiz a correção. 2h depois: 340! PORQUE? Corrigi de novo....e esperei 30 min. 420!!!

Pensei comigo, Ok, cateter entupido. Vou tomar uma quantidade na seringa, troco o cateter, e vamos ficar bem. Tomei 6 unidades da rápida usando seringa. 30 min depois: 489!!!!!!!!!!!

Na mesma hora pensei: "MANO ESSA PORRA TA TODA ERRADA!"

Com muito medo de iniciar um quadro de cetoacidose corri pegar o meu medidor para fazer o teste. 0.1, Ufa! Pelo menos isso estava no controle ainda.

Troquei todo o conjunto da bomba: cateter, reservatório, insulina, pilhas, cânula, TUDO. Não faço ideia do que aconteceu para que acontecesse isso.

Depois de tudo trocado, bem lentamente ela começou a cair....

Então achei importante vir falar sobre Cetoacidose para vcs.

A cetoacidose diabética é uma das complicações agudas mais graves do diabetes. Acontece em diabéticos do tipo 1 e muito raramente no tipo 2, mas SIM, pode acontecer. Se não tratada, pode matar os pacientes em 100% dos casos, porém, se tratada corretamente, menos de 5% das pessoas terão esse desfecho triste.

POR ISSO É MUITO IMPORTANTE O CONHECIMENTO DESSA CONDIÇÃO POR TODOS OS DIABÉTICOS, AMIGOS, FAMILIARES, CUIDADORES, ENFIM...

Vamos lá: Quando a insulina está em extrema falta na corrente sanguínea (como no caso dos diabéticos tipo 1 que não tomaram insulina, ou que ainda não sabem que são diabéticos) a glicose não consegue 'entrar' nas células e fornecer energia. Infelizmente, nosso organismo não entende que está faltando insulina e para não ficar sem energia lança mão de outras maneiras de produzir glicose e outros compostos também energéticos.

É assim que os hormônios cortisol, adrenalina e glucagon entram em ação e promovem a formação de mais glicose pelo fígado através da utilização da gordura. Nesse processo de quebra da gordura são produzidos alguns compostos chamados "corpos cetônicos" que também fornecem energia, juntamente com os ácidos B- hidroxibutírico e o ácido acetoacético. Esses dois últimos acidificam o sangue e é isso que traz enorme risco a vida.

Nessa condição o paciente vai apresentar uma glicemia muito alta podendo alcançar até 600mg/dL. Os sintomas iniciais são muita vontade de fazer xixi, muita sede e muita fome. Posteriormente o paciente irá evoluir com desidratação, ritmo cardíaco acelerado (sensação de 'batedeira'), pressão baixa, náuseas, vômitos, dor na barriga, fraqueza, confusão mental e o famoso hálito cetônico que é justamente o cheiro de cetonas proveniente desses ácidos que estão aumentados no sangue.

O tratamento é feito com reposição de líquidos através do soro fisiológico na veia, insulina na dose correta e potássio que se encontra diminuído no sangue devido à grande quantidade de urina eliminada. A falta de potássio pode levar a sérias arritmias cardíacas que geralmente levam à morte. Por isso é muito importante que o tratamento seja realizado pela equipe médica o mais rápido possível.

Eu tenho o aparelho FreeStyle Optium Neo, que além de medir a glicose no sangue, comprando uma tira reagente diferente ele é capaz de medir a cetona. O Teste de Cetona da Abbott é feito pelo sangue e não pela urina. A principal diferença é que pelo teste de sangue, o paciente pode ter sua leitura de cetonemia daquele exato momento, o que não acontece com o de urina, que reflete o resultado de duas horas atrás. Soube também o aparelho FreeStyle Libre também mede, basta comprar as fitinhas corretas. http://www.onofre.com.br/tiras-freestyle-optium-cetona…/…/05

Se o resultado da cetona estiver em 0 e a glicose acima de 300, repita o teste. Se o resultado da cetona estiver entre 0.6 e 1.5, e a glicose acima de 300, isso pode indicar o desenvolvimento de um problema que necessite de ajuda médica. Se o resultado da cetona for superior a 1.5, CORRE PQ O BICHO TÁ PEGANDO. Sério, se estivar acima disso, procure um hospital imediatamente. Vc está correndo o risco de desenvolver cetoacidose diabética.

Link para o aparelho: http://www.abbottdiabetescare.pt/…/monit…/teste-de-cetonemia

A Drogaria Onofre vende esse modelo igual o meu, por R$ 87,30.

966 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page