• b-facebook
  • Twitter Round
  • Instagram Black Round

© 2016 por Ateliê Digital Faz-Tudo para Diabética Tipo Ruim.  

Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser copiado e é protegido por lei.

Sujeito a penalidades criminais.

Please reload

PROCURE POR TAGS: 

Please reload

POSTS RECENTES: 

SIGA

  • Facebook Clean Grey
  • Twitter Clean Grey
  • Instagram Clean Grey

AS FAKESINFOS SOBRE INSULINA E SERINGAS PARA DIABETES

 

Vivemos na era digital onde o lugar mais fácil de encontrar informação é na internet. Isso tem o lado bom, mas também pode ser ruim. No  mundo chamado internet ainda não tem “leis” bem definidas e hoje em dia, todos nós somos produtores de conteúdo. Produzimos conteúdo quando postamos um vídeo do nosso pet ou quando escrevemos um texto qualquer, dando a nossa opinião. Com esta liberdade, não é garantido que tudo que lemos é  seguro, e é ai que mora o perigo.

 

Hoje é simples, quando temos  uma dúvida ou um problema e simplesmente digitamos no Google “como fazer tal coisa” ou “doença com os sintomas x e y”... e é assim que a gente consome informação, estando ela certa ou não.

 

Existe por ai muito conteúdo ultrapassado sobre insulina e o uso de seringas e canetas, e pensando nisso decidi escrever esse post para “tentar ajudar” e tornar a informação mais concreta para todos.

 

A base de informação desse post foi retirada do livro “Diabetes, o que fazer em situações especiais?” do Dr. Walter J. Minicucci e também de material educativo da Empresa BD, fabricante de agulhas e seringas para insulina, além de outros produtos voltados para a saúde.

 

Vamos dividir esse texto em perguntas frequentes que recebo lá no blog ok?

 

Se a minha glicemia está dentro da faixa alvo, pois faço dieta e atividade, eu posso retirar o uso de insulina?

 

Nunca faça isso! Quem tem diabetes tipo 1 não pode ficar sem insulina por um período maior que 6 horas. Mesmo que você esteja com a glicemia aparentemente controlada, a ausência total de insulina pode causar a chamada cetoacidose diabética. Mesmo que em pequenas quantidades, o uso de insulina é extremamente importante.

 

Quando eu esquecer de tomar insulina devo ficar o dia todo sem e só tomar no outro dia?

 

Pode parecer absurdo esquecer de tomar a insulina mas é muito mais comum do que a gente imagina, quanto mais cedo perceber esse esquecimento, menor será os impactos na sua glicemia. É importante conversar com o seu médico antes de seguir as orientações abaixo.

 

- Se vc tomar a Lantus/Basaglar: Se lembrar em até 12 horas, aplique 2/3 da dose. Se lembrar depois de 12 horas, aplique ½ da dose.

- Se vc tomar a Levemir: Se aplicar 2x ao dia e lembrar em até 6 horas, aplique 2/3 da dose. Se aplicar 1x ao dia e lembrar em até 12 horas, aplique 2/3 da dose. Se lembrar depois de 12 horas, aplique ½ da dose.

- Se vc tomar Humulin N ou Novolin N: Se aplicar 2x por dia e lembrar em até 6 horas, aplique a dose toda. - - Se lembrar depois de 6 horas, aguarde a próxima dose.

- Se vc tomar a Toujeo/Tresiba: Se lembrar em até 12h, aplique a dose toda. Se lembrar depois de 12 horas, aplique somente no outro dia.

 

Caso o esquecimento seja com as insulinas de ação ultrarrápida ou rápida (R) será necessário checar a glicemia e fazer a correção.

 

Eu preciso manter as  insulinas de uso diário dentro de uma térmica com gelo?

 

As insulinas fechadas devem ficar na geladeira até o primeiro uso, porém longe de locais onde possam congelar. Caso a sua insulina congele, não poderá ser mais usada. Por isso, coloque a sua insulina na última ou penúltima prateleira (próximo da gaveta de frutas).

 

Após aberto, o frasco e/ou a caneta NÃO precisam de refrigeração especial, por isso podem ficar fora da geladeira ou térmica

 

Aplicar insulina gelada dói muito, fora o inconveniente que é andar com uma bolsa térmica. As insulinas em uso não precisam de gelo, mas mantenha seus frascos longe da exposição direta ao sol e de locais com altas temperaturas (por exemplo, dentro do carro).

 

Vale a pena falar também! O frasco, refil ou a caneta de insulina após aberto tem um tempo máximo de uso.

 

É importante ler a bula da insulina para conhecer a conservação e validade , conforme recomendação do fabricante. Por exemplo,  a insulina Tresiba pode ser usada por até 56 dias, a Levemir e Toujeo podem ser usadas por até 42 dias e as  outras devem ser descartadas após 28 dias de uso.

 

Apareceram alguns “caroços” na minha pele, bem onde eu aplico insulina, isso é alergia?

 

Isso é chamado de lipohipertrofia, basicamente é um efeito colateral bastante comum em pacientes que fazem o uso de insulina a longo prazo. Esses carocinhos são lesões fibrosas localizadas no tecido adiposo subcutâneo. Ocorre quando a pessoa aplica insulina no mesmo local diversas vezes, sem o uso da técnica de rodízio de aplicação e/ou usa a mesma agulha/seringa em várias aplicações.

 

Quando não se faz o rodizio de aplicação esses pequenos caroços aparecem por baixo da pele, dificultando a absorção da insulina e atrapalhando o seu efeito.

 

Como fazer o rodízio de aplicação?

 

Você pode  aplicar a insulina durante todo o dia num mesmo local e no dia seguinte em outro e assim por diante, ou escolher um local diferente a cada aplicação (exemplo: antes do almoço no braço e antes do lanche na coxa), o que ficar mais fácil para você.

 

O importante é alterar os locais e os pontos de aplicação, assim você ficará longe da lipohipertrofia e ajuda a insulina ser absorvida corretamente. Ah e não se esqueça, se for possível, troque a agulha/seringa a cada aplicação.

 

Quando estou na rua não tem problema aplicar insulina ou furar o dedo sem passar álcool no local, afinal isso é apenas um cuidado a mais.

 

A limpeza do local de aplicação e a ponta do dedo antes de fazer o teste deve ser feita TODAS as vezes, TODOS os dias e nunca deve ser “deixado pra lá”.

 

Nossas mãos carregam milhões de bactérias e elas podem entrar em nossa corrente sanguínea no momento em que usamos aplicamos  a insulina ou furamos o dedo com a lanceta.  Por isso todo cuidado é bem-vindo.

 

Para facilitar, use estes sachês de álcool prontos que são vendidos nas farmácias ou um algodão molhado com álcool.  O importante é sempre limpar o local =)

 

Essas foram algumas perguntas que pipocam na internet, na semana que vem voltamos com mais para compartilhar as informações corretas. Deixe a sua dúvida aqui nos comentários, quem sabe a gente não coloca a sua pergunta no nosso próximo post?

 

Compre sempre agulhas e seringas de marcas confiáveis, a tecnologia usada na fabricação desses produtos é o que fará a aplicação ser mais segura, indolor, correta e eficaz. Tenha sempre contigo agulhas novas e o álcool, evite ao máximo reutilizar seringas e preze sempre pela a sua saúde. Esse é o seu bem mais importante!

 

Se quiser, BAIXE AQUI o Manual de Preparo e Aplicação da BD. É gratuito!

 

E visite a loja online da BD: www.bd.com/brasil/loja

Please reload

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now