Tudo sobre bomba de insulina

Oie Oie Oie Gente!!! Vamos falar sobre a Bomba de Insulina:

Bomba de insulina é um aparelho parecido com um bip. A bomba é do tamanho de um cartão de crédito, tem cerca de 3 centímetros de espessura, não pesa mais do que 100 gramas e está ligado ao corpo por um cateter (nada doloroso) que, em sua extremidade, tem uma agulha flexível.

 

A bomba pode ter controle remoto, sensor de medição de glicose real-time, pode ser colorida ou preta, e possui vários acessórios para tornar o seu uso mais agradável. Seja como for, ela tem, basicamente, a mesma função: garantir um controle eficiente da glicemia e o FIM DAS AGULHADAS.

 

“As bombas têm uma missão ambiciosa: injetar continuamente doses de insulina no paciente, numa quantidade determinada, de acordo com suas características”, explica o endocrinologista Walter Minicucci, coordenador do site SBD e um dos maiores especialistas no país em bomba de insulina.

Quem pode usar?

Qualquer pessoa insulino dependente. Seja ela criança, adulto, jovem ou até mesmo gestante.

Segundo o site ChildrenwithDiabetes.com, estudos demonstram que a bomba de insulina trabalha muito bem em crianças em idade pré-escolar ou que estão aprendendo a andar. Esse método também enfrenta suas contra-indicações.

Pessoas que têm aversão às agulhas; que não desejem fazer pontas de dedo várias vezes ao dia; que não tenham interesse em inserir a contagem de carboidratos em seu planejamento alimentar; ou que não têm a menor habilidade em manusear botões devem recorrer ao médico e, juntos, estudar outra alternativa. Um ponto MUITO importante para ser um paciente apto a usar a bomba é saber fazer a contagem de carboidrato, sem essa técnica é impossível usar a bomba.

Como faço para começar a usar?

Primeiramente você deve procurar um médico que tenha conhecimento nesse tratamento e que indique o uso dessa terapia em você (lembrando que não são todos os diabéticos que tem necessidade de usar a bomba). Após algumas conversar, exames, e explicações você poderá optar pela bomba. Não é mais permitido fazer o test-drive de 30 dias, a SBD entendeu que agora os médicos já estão seguros e bem orientados sobre como é o tratamento e os resultados com essa terapia.

Quais as bombas que existem no Brasil?

As marcas mais famosas são: Medtronic e Roche.

 

Eu uso a bomba de insulina da Roche, modelo AccuCheck Spirit Combo. Mas testei a bomba da Medtronic Paradigm® REAL-Time com o sensor de glicose MiniLink™ REAL-Time que transmite os dados do sensor de glicose diretamente para a bomba e também testei a bomba da Medtronic MiniMed® 640g com o sistema SmartGuard®, que suspende a entrega de insulina na previsão de hipoglicemia.

 

Telefones Úteis:

Medtronic Comercial Ltda - 0800 773 9200

Roche Diagnostics - 0800 77 20 126

E como faço para comprar?

O custo de uma bomba de insulina é alto (varia de 10 a 30 mil reais). Tanto para compra do aparelho quanto para a manutenção mensal do mesmo (que pode chegar a R$ 2 mil por mês). Por isso que a grande maioria dos pacientes entram com um pedido de medicação de alto custo ao Governo de suas cidades ou com uma ação contra o plano de saúde. Esse pedido deve ser feito por meio de um advogado ou por uma defensoria pública. Os advogados farão o processo de acordo com as necessidades descritas pelo seu médico. Após a entrada do pedido na Secretaria da Saúde existe um prazo (que pode variar entre 2 meses a 1 ano) de resposta. Caso o seu processo seja aceito pela secretaria da sua cidade você passará a receber todos os insumos necessários para o seu tratamento.

Advogados que eu indico de olhos fechados:

Dr. Rafael Ramos - (11) 99280-5967 Whatsapp - (11) 3392-1530 Escritório - rafael@lmsadv.com.br E-mail

ELE ATENDE TODOS OS ESTADOS DO BRASIL

Quais os documentos que eu preciso ter?

Selecionei os principais documentos que você vai precisar ter após ter feito o seu test-drive e ter escolhido o seu modelo de bomba preferido. Não tive acesso aos documentos da Roche ainda, porém você pode imaginar que devem seguir os mesmos padrões da Medtronic. O seu advogado com certeza irá te orientar do que você precisa. A parte de documentação é posterior a decisão de uso da bomba, então não se preocupe com isso agora.

Quais as vantagens de usar a bomba?

Na minha opinião usar a bomba te livra de milhões de fatores chatinhos quando vc usa seringa ou caneta.

- você não tem que ficar carregando 2 ou mais frascos de insulinas. toda a insulina que você usa fica dentro da bomba e pronto.

- as agulhadas frequentes acabam. você vai receber 1 picada (bem menos dolorida do que a seringa/caneta) a cada 3 ou 4 dias.

- fazer a correção é muito mais simples, já que você só precisa “apertar um botão” para tomar a insulina depois de contar os carbos ou depois de uma ponta de dedo alta.

- se você optar por um modelo com sensor, as suas picadas no dedo para teste de glicemia diminuem muito.

- a insulina que você usa na bomba não precisa ficar refrigerada, logo, diga adeus as bolsinhas térmicas.

- a bomba é super discreta. vc consegue tomar insulina sem se expor para as pessoas durante um almoço ou uma reunião, super mais rápido do que pegar o frasco, puxar a insulina na seringa, levantar a blusa, aplicar na barriga.

- seus níveis ficam bem mais controlados, uma vez que você faz as correções com uma facilidade muito maior, e com doses mais assertivas pois ela aplica doses que a seringa não consegue, como por exemplo: 5,12 unidade!

- durante uma festa ou churrasco por exemplo vc pode usar uma função que se chama “multionda”. nessa função vc diz para a bomba o período de tempo que você ficará comendo, e calcula mais ou menos a quantidade de carbo. se vc for a uma festa de criança ou a um rodízio de comida japonesa: coloque 1h de duração e pronto: a bomba aplicará durante 1h uma quantidade extra de insulina.

- para mães com crianças diabéticas a facilidade é ainda muito maior. é possível aplicar a insulina na criança sem tirar ela no parquinho ou da atividade. o bluetooth atua como um facilitador, a mãe pode programar as doses à distância.

- você consegue fazer amigos! eu já conheci algumas pessoas na praia e também me aproximei de algumas no trabalho só por usar a bomba. as pessoas tem curiosidade de saber do que se trata e perguntam abertamente pra você. com a conversa explicativa sobre o dispositivo vc acaba fazendo uma amizade. 

- na hora de viajar é MUITO mais simples: basta levar seus insumos em uma bolsa e pronto! acabou os problemas de aeroporto com o transporte de gelo + seringas + cartinha do médico + autorização para entrar no avião com objetos cortantes…

- você tem liberdade para escolher o que e quando comer: com a facilidade da correção rápida você pode sim comer um doce ou uma massa. basta corrigir com o bolus logo em seguida, contando os carbos ingeridos. (CUIDADO: com essa facilidade você acaba engordando pq vc come muito mais besteiras do que o de costume! E isso não é legal viu?)

  • b-facebook
  • Twitter Round
  • Instagram Black Round

© 2016 por Ateliê Digital Faz-Tudo para Diabética Tipo Ruim.  

Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser copiado e é protegido por lei.

Sujeito a penalidades criminais.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now