• Marina Tipo Ruim

Adesão a medicamentos de uso contínuo pode diminuir no período de feriados e férias



Chegada do fim do ano acende um alerta para a interrupção do tratamento que pode levar a uma série de problemas de saúde.


As doenças crônicas não transmissíveis (como o diabetes por exemplo) são um problema de saúde pública no Brasil, sendo responsáveis por 74% do total de mortes¹. Muitas dessas doenças necessitam de medicamentos de uso contínuo para serem controladas e não gerarem complicações de saúde aos pacientes.


A adesão correta a esses tratamentos é fundamental, mas pode ser negligenciada, principalmente em períodos de feriados e fins de semana prolongados em que há uma mudança mais profunda na rotina e dia a dia dos pacientes. De acordo com um levantamento da Medisafe, plataforma para gerenciamento de medicamentos, em parceria com a Merck, empresa líder em ciência e tecnologia, durante esses períodos, a taxa de regularidade do uso dos medicamentos diminui.


“Enquanto a taxa de adesão normal gira em torno de 77%, observamos que, quando nos feriados e fins de semana, a taxa cai 3,5%. Se isso já acontece em um fim de semana, imagina nas férias, que é um período maior em que há uma grande mudança de rotina e às vezes até de fuso horário”, afirma Paula Coelho, gerente de digital da Merck para franquias de cardiometabolismo.



A falta de adesão ao tratamento pode levar a uma série de consequências evitáveis assim como afastamento do trabalho e perda da produtividade econômica. “Muitos pacientes não fazem ideia dos malefícios de interromper o tratamento de doenças crônicas, como diabetes, hipertensão e disfunção da tireoide, que podem ser desde retorno de alguns sintomas até descontrole agudo da doença”, afirma dr. Luiz Magno, Diretor Médico da Merck.


E como hoje a tecnologia está presente no dia a dia de todos, ela também pode ajudar no controle e maior regularidade no tratamento. Pensando nisso, desde 2018 a Merck firmou uma parceria com a Medisafe, plataforma de gerenciamento de medicamentos, que fornece ao paciente acesso a uma versão personalizada do aplicativo, que já está disponível para download gratuitamente.


Nessa versão, o paciente que usa medicamentos da Merck tem acesso a conteúdo exclusivos e mais informações sobre doenças e tratamentos, além da plataforma.


Entre as principais vantagens estão:


1. Possibilidade de criação de um alerta para informar o cuidador o momento de administrar o medicamento


2. Registro em formato de gráfico de parâmetros importantes, como resultados de glicemia ou de dosagem dos hormônios da tireoide. O registro e organização dessas informações auxilia o médico a entender melhor o quadro clínico para a tomada de decisão do tratamento adequado


3. Acompanhamento de quais medicamentos já foram administrados


Para ter acesso aos benefícios, basta baixar o aplicativo Medisafe no seu celular e inserir os medicamentos de uso contínuo. Disponível para Androide e Apple.


Quer mais conteúdos sobre diabetes gratuitamente?


Ebook - Como viver com diabetes - Um guia para cuidar da sua saúde!


Resumo: este ebook ensina sobre Diabetes de uma maneira mais didática.


BAIXE AQUI!


Eboook - Manual de viagem com diabetes


Resumo: este material ajuda os viajante com diabetes a se preparem bem. Além das dicas, também é possível adquirir um checklist com os principais itens.


BAIXE AQUI!


Referência


1 Vigitel Brasil 2018 - Vigilância De Fatores De Risco E Proteção Para Doenças Crônicas Por Inquérito Telefônico. Disponível em https://portalarquivos2.saude.gov.br/images/pdf/2019/julho/25/vigitel-brasil-2018.pdf. Acessado em novembro de 2019.


2 World Health Organization Adherence to Long-Term Therapies, Evidence for Action, 2013


Sobre a Merck


A Merck é uma empresa líder em ciência e tecnologia em Saúde, Life Science e Performance Materials. Cerca de 56.000 colaboradores trabalham para fazer uma diferença positiva na vida de milhões de pessoas todos os dias, criando maneiras mais qualitativas e sustentáveis ​​de viver. Desde o avanço das tecnologias de edição de genes e descobertas de maneiras inovadoras para tratar as doenças mais desafiadoras até a viabilização do uso da inteligência dos dispositivos, a Merck está presente. Em 2018, a Merck obteve um faturamento de € 14,8 bilhões em 66 países.


A exploração científica e o empreendedorismo responsável foram fundamentais para os avanços da Merck desde a sua origem em 1668. A família fundadora continua sendo a acionista majoritária do grupo de empresas de capital aberto. A Merck detém os direitos globais do nome e da marca da Merck em todo o mundo, exceto nos Estados Unidos e o Canadá, onde a empresa é conhecida como EMD Serono, MilliporeSigma e EMD Performance Materials. Para saber mais, acesse www.merck.com.br e siga-nos no Facebook (@grupomerckbrasil), Instagram (@merckbrasil) e Linkedin (@merck-brasil).

0 visualização
  • b-facebook
  • Twitter Round
  • Instagram Black Round

© 2016 por Ateliê Digital Faz-Tudo para Diabética Tipo Ruim.  

Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser copiado e é protegido por lei.

Sujeito a penalidades criminais.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now