Quais os tratamentos que existem para os diabetes?
O tratamento para diabetes varia de acordo com o tipo da condição, mas o objetivo principal é sempre o controle dos níveis de glicose no sangue. Aqui estão os principais tipos de tratamento:
Insulina
Para pessoas com Diabetes Tipo 1, o uso de insulina é essencial. A insulina pode ser administrada por seringas, canetas ou bombas de insulina, que fornecem o hormônio de maneira contínua ao longo do dia. Em alguns casos, pessoas com diabetes tipo 2 também podem precisar de insulina para melhorar sua qualidade de vida.
Medicamentos orais
No caso do diabetes tipo 2, medicamentos orais, como metformina e outros mais modernos (ver página sobre Diabetes Tipo 2 e novos tratamentos), são frequentemente prescritos para ajudar o corpo a usar a insulina de maneira mais eficiente ou a reduzir a quantidade de glicose liberada pelo fígado.
Mudanças no estilo de vida
Uma alimentação equilibrada e a prática regular de atividades físicas são fundamentais no controle do diabetes, especialmente no tipo 2. Esses hábitos saudáveis ajudam a manter os níveis de glicose no sangue estáveis e podem até reduzir a necessidade de medicamentos. Temos um grupo de WhatsAPP que tem como objetivo incentivar a pratica de atividade física, chamado Insulina Ativa Team. Entre no Grupo clicando aqui ou acesse o site.
Monitoramento de glicemia
Tanto no tipo 1 quanto no tipo 2, o monitoramento regular dos níveis de glicose no sangue é essencial para ajustar a dosagem de insulina ou medicamentos e evitar complicações. Existem diversos aparelhos de monitoramento, como glicosímetros e sensores contínuos, que ajudam nessa tarefa. Eu uso o aparelho Próxima DX pois ele tem o melhor custo x benefício de preço de tiras e aparelho! Leia o post do Blog "Qual o melhor glicosímetro que temos no Brasil?"
Cirurgia bariátrica
Em casos de diabetes tipo 2 associado à obesidade, a cirurgia bariátrica pode ser uma opção. Esse procedimento ajuda a reduzir o peso corporal e, em muitos casos, melhora significativamente o controle da glicose, podendo até remitir a condição.