top of page

AFINAL QUANTAS PONTAS DE DEDO POR DIA EU DEVO FAZER?


A resposta é a mesma para tudo em diabetes: DEPENDE.

Não adianta procurar uma regra, porque ela não existe. A hora e a quantidade ideal para medir a glicemia varia muito de acordo com o tanto de controle que vc tem do diabetes e com diversas outros fatores. Tudo depende da pergunta que precisa ser respondida.

Será que o estresse tem afetado minha glicemia?

Será que ter começado a fazer exercícios diminuiu minha necessidade de insulina?

Será que esse alimento sobe muito?

Para cada pergunta existe um “jeito” de fazer medições personalizado. Quem define isso? A sua equipe médica: endócrino, nutricionista, tudo de acordo com as possibilidades de cada pessoa.

“Tá, mas não tem uma coisa meio geralzão?”


Até tem:

- Em jejum

- Antes da refeição: Imediatamente antes de comer (pré-prandial)

- 1 h após: 1 h após dar a 1º “garfada” (pós-prandial)

- 2 h após: 2 h depois de dar a 1º “garfada” (pós-prandial)

- Antes de dormir

- Madrugada: 3 h da manhã


Fazer um diário glicêmico ajuda muito a identificar se suas doses estão corretas, se é preciso mudar alguma coisa no plano alimentar ou na atividade.


Aqui tem uma tabela de controle de glicemias que vc baixa na sua casa, imprime e anota tudo. Tudo bem simples e fácil, clique aqui para baixar!


O Super Saudavel Shop oferece um plano de assinatura para vc fazer a ponta de dedo de acordo com a quantidade que vc faz no dia, e o bom disso tudo é que vc recebe #emcasa todos os seus insumos: as tiras, as lancetas, o aparelho e alguns brindes!


Vale lembrar que o número que aparece no aparelho não representa quem você, ele é apenas um número. O que importa mesmo é o que vc vai fazer com essa informação. Se estiver baixa, é só corrigir e tentar entender o que aconteceu. Se estiver baixa, melhor comer...E assim vc segue a sua vida de controle, aprendendo com cada ação e cada resultado.


Tudo é uma questão de experiência e de observar seu corpo falando contigo! Concordam?

213 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page