top of page

Corona Vírus e o Diabetes

Atualizado: 20 de mar. de 2020

Passando por minha primeira pandemia no mundo estou em isolamento social e tomando todos os cuidados básico para não me contaminar, então decidi fazer esse post para compartilhar algumas dicas para você que também tem diabetes e quer passar por essa quarentena sem muitos danos. Vamos lá?


Sou diabético, o que devo saber sobre o Covid-19?


Você NÃO tem MAIS CHANCE de ser contaminado porque tem diabetes, o que acontece é que, se contrair o vírus, vc terá maior probabilidade de apresentar sintomas e complicações graves.


''O problema que as pessoas com diabetes enfrentam é por conta das complicações que podem ocorrer e não porque possuem maiores chances de contrair o vírus. Na China, onde a maioria dos casos ocorreu até agora, as pessoas com diabetes apresentaram taxas muito mais altas de complicações graves e morte do que as pessoas sem diabetes'' Fonte: ADA


Agora, para pessoas com idade avançada a preocupação é por conta do ''enfraquecimento do sistema imunológico e pelo aumento da inflamação que pode promover a replicação viral e respostas mais prolongadas à inflamação, causando danos permanentes aos órgãos''. Fonte: Exame


Se você for um paciente com um bom controle as preocupações não somem por completo, mas elas diminuem bastante. O bom controle glicêmico é essencial para todas as situações da sua vida, mas caso tenha que enfrentar esse ou outros vírus, você acaba tendo mais vantagens de se recuperar se estiver com os níveis de açúcar dentro ou perto da normalidade.


Mas fato é que todos os portadores de diabetes são considerados pertencentes ao grupo de risco. ENTÃO: FAÇA ISOLAMENTO!


É bom saber....

Apesar da alta capacidade de disseminação do novo coronavírus, em cerca de 80% dos casos de contaminação, os sintomas aparecem de forma leve. Menos de 5% dos casos evoluem para um quadro grave. A principal preocupação é com idosos e pessoas com doenças crônicas. Em infectados com menos de 50 anos, a taxa de mortalidade é de menos de 1%.


Atenção:

Segue os nomes de produtos com ibuprofeno, que não se deve fazer uso em caso de suspeita do Corona Vírus:

💊💊💊💊💊💊💊💊💊

Advil

Alivium

Alegra-D

Algiflex

Algi-Reumatril

Buscofen

Buscopan

Cinegripe

Coristina-D (Todos que terminam c/ D)

Decongex

Dexametasona

Diclofenaco

Flogoral

Ibuprofeno

Ibuflex

Melhoras Infantil (AAS)

Menoxican

Multigripe

Nimesulida

Nurofen

Piroxican

Profenid

Strepsils (Garganta)

Spidufen

Tilenol Sinus

Voltaren


Resumindo:

1) idoso = isolamento total

2) escolas = é melhor fechar e não mandar seu filho

3) máscaras = só para o pessoal da área de saúde e pessoas com outras doenças

4) teste= só em caso suspeito, sintomático e fazer em casa

5) hospital = suspeita+ febre alta+ falta de ar

6) viajante de qualquer lugar = isolamento por 7 dias - Viajante de lugar epidêmico = 14 dias

7) eventos = não ir em nenhum e não fazer nenhum

8) gripados = não visitar idoso, fazer isolamento

9) tome as vacinas de influenza e anti pneumocócica se for indicado

10) evitar aglomerações (restaurantes, cinema, transporte público)

11) lavar as mãos e use álcool gel antes e depois de ir ao banheiro e antes de comer.

12) use álcool gel sempre que encostar em maçanetas, corrimão, apoiadores dentro de transporte público, etc.

13) coloque o cotovelo na frente da boca ao tossir

14) síndrome gripal sem sinais de gravidade: permanecer em casa, tomar analgésicos Dipirona e/ou anti-térmico e caprichar na hidratação e na alimentação.

15) visitas = não receber e não fazer

16) atividades física: em casa ou em locais abertos manter 2 metros de outras pessoas

17) não estocar alimento


OBS.: Não tomar o Ibuprofeno, pois acelera a multiplicação do vírus.


 

Eu preciso estocar insumos/comida?


A ordem oficial da SBD e de outros órgãos é: NÃO! Não faça estoque de nada em sua casa.

Quando temos a atitude de estocar comida, álcool gel, remédios ou qualquer outro item acabamos por não pensar no próximo, e deixamos várias e várias pessoas sem acesso a essas coisas.


"Nós temos grandes estoques, as indústrias e fornecedores estão abastecendo normalmente. A produção também está ocorrendo normalmente. Então não há motivo para que os consumidores façam essa correria nos supermercados", disse Helio Schneider, da Acaps.


Além disso, Helio ressaltou que as prateleiras estão vazias porque a procura esta sendo maior do que o normal, ele ainda garantiu que não há necessidade de alarde. "Essa superlotação nos pontos comerciais pode prejudicar a saúde da população, pois a superlotação é um dos fatores de risco para que ocorra a contaminação do vírus", comentou.


Umas dicas...

- Caso tenha insumos sobrando em casa e que vc estava pesando em doar, talvez esse não seja o melhor momento para fazer essa caridade. Guarde esse insumo com vc e faça a doação quando tudo isso acabar (até pq vc não deve ir se encontrar com outras pessoas)


- Faça um inventário de tudo o que vc tem: remédios, insumos, comida e tudo o que vc utiliza. Faça um plano para consumir o que você tem em mãos primeiro. Então vá até a loja e compre os outros produtos básicos que poderão ser consumidos por duas semanas. Frutas e legumes podem ser congelados, leia aqui como fazer!


- Utilize lojas que tenham delivery como a Diabetic Center, que vende insulinas, agulhas, comida, cremes, seringas e medicamentos: http://www.diabetescenter.com.br/


- Faça um plano de assinaturas das tiras reagentes para receber em casa os insumos necessários durante essa pandemia com o pessoal da Super Saudável Shopping.


Lembre-se também de que a quarentena não é o apocalipse zumbi, e a sociedade não experimentará um colapso completo e absoluto. Eletricidade, gás e celulares ainda funcionarão. Você não precisa acumular comida e combustível como um preparador do fim dos tempos. Apenas fique atento aos suprimentos básicos, faça um plano e faça suas compras com sensatez.

 

O que fazer no período de isolamento social?


Sim, ficar em casa pode ser um terror para algumas pessoas, e pensando nisso separei algumas dicas do que fazer nesse período.


PARA QUEM GOSTA DE LER:


- Clique aqui para ler gratuitamente o meu livro! Nele eu conto mais sobre o meu diagnóstico e também algumas situações que aconteceram ao longo da minha vida.

- Utilize o site http://lelivros.love/ ele tem centenas de livros em PDF e para ler Online gratuitamente!

- Leia aqui o Ebook de educação financeira para pessoas com diabetes que eu escrevi juntamente com a SuperSaudávelShoppping.

- Site razões para acreditar: reuniu empresas que liberaram acesso de seus serviços gratuitamente!


PARA QUEM QUER APRENDER ALGUMA COISA:


- Aproveite esse tempo e faça um Curso de AutoMaquiagem completamente online!

- Duas semanas para colocar aquela ideia de ter um negócio próprio em prática com esse Curso de Empreendedorismo.

- Curso de Fotografia para iniciantes!


PARA QUEM QUER FAZER UMA RENDA EXTRA APÓS O COVID-19:


- Aprenda a fazer Ovos de Páscoa em casa, durante o isolamento, e garanta uma renda extra! Use a Loja Funchal (11) 97649-7943 em SP para garantir os materiais necessários, eles fazem entrega em casa!

- Curso de Unhas de Acrigel: conquiste uma nova profissão!


CURSOS E COISAS PARA INVESTIR SEU TEMPO:


- Coloque seu diário glicêmico em dia baixando esse planilha da Biabética.

- Livro de receitas: 200 doces zero açúcar

- Livro de receitas: 500 receitas lowcarb

- Livro de receitas: Sanduiches lowcarb

- 55 cursos OnLine da FGV para aproveitar o isolamento


APLICATIVOS PARA MANTER A ATIVIDADE FÍSICA E MENTAL:


- Cardio: vc escolhe o tempo de atividade e a intensidade, uma imagem demonstra o movimento e e só aproveitar!

- Espinha saudável: demonstra atividades focadas na coluna

- Alongamento: faça séries ao acordar ou desafios de 14 dias!

- Intro to Yoga: está 100% liberado por causa do covid-19, eles estão estimulando a pratica yoga em casa

- Lojong: faça meditações em casa


PARA FAZER COM AS CRIANÇAS:


1. Faça guerrinha de bola de neve dentro de casa.  Coloque bolinhas de algodão dentro das meias das crianças e dê um nó ponta para que não saiam. Esconda-as pelacasa e coloque as crianças para brincar! Não quer ser atingida pelo fogo cruzado? Estabeleça uma meta. Pegue uma folha grande de papel e corte círculos de diferentes tamanhos, cada um com uma pontuação. Depois, é sópendurar e começar o jogo. 2. Faça sorvete. Com saudade do verão? Aqueça o coração com estes sundaes fáceis de fazer (não precisa ter máquina de sorvete!) Ingredientes: ½ de xícara de leite ½ colher de chá de essência de baunilha  ½ xícara de sal-gema (também conhecido como "sal de sorvete")  Gelo sacola plástica com lacre de tamanho pequeno  sacola plástica com lacre de tamanho grande  Instruções: Coloque o leite, um adoçante de sua preferência e a baunilha na sacola menor, retire o ar e feche-a. Coloque o sal e o gelo na sacola maior. Depois, coloque a sacola com a mistura dentro da sacola maior. Feche. Peça para as crianças agitarem a sacola por 15 minutos. Misture ingredientes adicionais a gosto (pedaços de chocolate, ou morangos, por exemplo), antes de servir.

3. Experimente um desafio de colorir.  Se as crianças ficam entediadas colorindo após alguns segundos, potencialize a diversão dizendo que só podem colorir com uma venda nos olhos ou usando a mão com a qual não escrevem -- ou até mesmo com os cotovelos ou dedos do pé. Dê ideias específicas sobre o que devem desenhar, como um retrato do bicho de estimação da família, para que elas tenham um foco. 4. Transforme a banheira em uma ilha. Se as temperaturas baixas estiverem lhe deixando desanimada, transforme a banheira em um oásis tropical. Coloque a criança em roupas de banho (óculos escuros estão permitidos!) e prepare um banho de espuma. Dê brinquedos de praia e banho, coloque uma música animada e aproveite a festa na praia! 5. Monte uma minipista de gelo. Encha uma assadeira de água e acongele. Peça que a criança junte suas figuras de ação preferidas para uma aventura de inverno. Use aassadeira com gelo para que as figuras possam patinar. Outra ideia: use canetinhas para desenhar círculos coloridos no gelo. Crianças acima de três anos podem usar peças pequenas, deslizando-as nas zonas coloridas. 6. Pinte com água. Coloque um papelão no chão para esta atividade que realmente não faz sujeira nenhuma. Encha uma tigela de água, dê um pincel para a criança e adeixe pintar. A criança ficará fascinada vendo o desaparecimento dos seus desenhos feitos com água! 7. Monte um labirinto. Em um corredor, use fita para colar faixas de papel em diferentes alturas entre as paredes. Depois, a criança faz de conta que são raios de laser e tenta passar pelo corredor sem encostar em nada. 8. Transforme a sala em um parque de diversão. Monte diferentes "barraquinhas" de jogos para a criança. Alguns dos nossos favoritos são: Basquete de cesto de roupa suja (coloque diferentes cestos pela sala para que a criança jogue bolas nos mesmos, cada um com uma pontuação diferente) ou Lançamento de almofadas (monte uma pirâmide de copos de plástico e peça que as crianças tentem derrubá-la). 9. Pense grande. Jogos tradicionais ficam mais divertidos se jogados em tamanho real. Faça um jogo da velha no chão utilizando fita adesiva, por exemplo. As peças podem ser feitas desenhando X e O em pratos de papel. Outra opção fácil: as crianças podem desenhar imagens iguais em pratos de papel para jogar o jogo da memória. 10. Jogue os dados. Para ter uma inspiração constante sobre o que fazer, pegue uma caixa de tamanho médio e transforme-a num dado. Escreva uma atividade em cada uma das faces. Pode ser qualquer coisa, como pular 30 vezes como sapo, ou encontrar três coisas que começam com uma letra específica. 11. Monte uma sessão para fazer autorretratos. Pegue revistas velhas e peça que as crianças cortem imagens que podem colar para montar um autorretrato. Se terminarem muito rápido, peça que façam retratos de outros membros da família. 12. Transforme assistir televisão em um exercício. Se estiverem todos juntos assistindo Thomas e Seus Amigos, diga que a criança precisa fazer cinco polichinelos cada vez que o Sir Topham Hatt aparecer, ou sempre que o Gordon começar a contar vantagem.

 

Siga-me no instagram para se manter atualizado! @diabeticatiporuim


374 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page