top of page

DIABETES X DENTISTA

Vc sabia que o descontrole do diabetes causam muitos problemas, como por exemplo, nos olhos, rins, nervos.. a gente tá "cansado" de saber dessas complicações. Mas vc sabia que a glicemia alta por longo período de tempo pode ser a causadora da PERDA DOS SEUS DENTES?


Pacientes diabéticos precisam de cuidados especiais no consultório odontológico. O dentista deve fazer um questionário para obter informações sobre o seu controle, o uso de medicamentos, alimentação e, o mais importante: saber a taxa da sua glicemia e só começar um tratamento se o nível de glicose estiver dentro do recomendado.


Os cuidados com pacientes diabéticos envolvem ainda a escolha do anestésico, requisição de exames e orientações sobre as melhores técnicas de higiene bucal para o nosso dia a dia.


Diabéticos com a glicemia mal controlada correm o risco de ter mais complicações dentárias. Os problemas vão desde dificuldade na cicatrização, maior sangramento durante uma cirurgia, mau hálito, infecções por fungos e bactérias e surgimento de doenças periodontais, que podem causar a perda do dente.


Eu cuido do meus dentes com a mesma preocupação que cuido de todo o restante do meu corpo e dos meus órgãos, eles são muito importantes pra mim, pq afinal além de serem fundamentais para nos alimentarmos, os dentes são responsáveis por nossa autoestima.

Os portadores do diabetes que não sabem que têm a doença ou não a controlam correm o risco de ter vários problemas bucais, que diminuem a qualidade de vida e consequentemente seu lado emocional.


Conversei muito com a minha dentista, Dra. Elisa da Exclusiva Odonto, aqui de BH, e ela me explicou que o diabetes mal controlado pode provocar a diminuição do fluxo salivar. Trata-se de uma alteração importante para a saúde bucal, uma vez que a saliva mantém a temperatura ideal da boca.


“A redução da saliva provoca a elevação da temperatura da boca e cria um ambiente favorável à proliferação de bactérias, aumentando o risco de mau hálito, infecções e cáries”, ela comenta. Além de controlar a temperatura na cavidade bucal, a saliva é responsável por começar o processo de digestão, já que contém enzimas digestivas. “Assim, sua diminuição acarreta em sobrecarga para o sistema digestivo.”


Outro agravante da redução do fluxo salivar é a gengivite que, quando não tratada, pode causar sangramento da gengiva, provocar partos prematuros, nascimento de bebês com baixo peso e endocardite bacteriana, que é a infecção das válvulas cardíacas. Estudos científicos mostram uma relação entre diabetes e doenças da gengiva, como gengivite e periodontite.


A doença periodontal é uma infecção que prejudica a estrutura do dente e, se não tratada, pode resultar na perda dentária. :(


Além das doenças da gengiva, o paciente diabético pode apresentar complicações durante uma cirurgia e problemas ósseos na integração de um implante. “Ele pode ter maior sangramento e dificultar a colocação do implante, sem contar que a cicatrização pode ser mais lenta”, afirma.


A Dra. Elise não é SÓ uma dentista, além de toda a bagagem que ela tem, ainda é mãe de um lindo garotinho que também tem diabetes tipo 1, e por isso me sinto ainda mais segura em confiar a minha saúde bucal à ela.

“É sempre importante reforçar a informação sobre a relação entre saúde bucal e saúde geral; principalmente quando se trata de pessoas com condições crônicas, como a diabetes! Meu filho mais novo é DM1 (diabético tipo I), e os cuidados e conhecimentos que antes eram rotina da minha vida profissional, hoje são uma realidade da minha vida familiar...Parece “clichê” mas a SAÚDE COMEÇA PELA BOCA!!!! Começa pela alimentação saudável e pelos cuidados com os dentes e gengivas!!

Por isso, se você ainda não estiver com seu checkup odontológico em dia...seria ótimo procurar um profissional para se consultar e aproveitar para esclarecer todas as suas dúvidas!! E Nós da a @exclusivaodonto estamos às ordens!!”


PROMOÇÃO EM VISTA!


=SEMANA DA MULHER EXCLUSIVA ODONTO=

Vamos comemorar o Dia Internacional da Mulher com um kit Be You da Curaprox® para as 10 primeiras mulheres que agendarem um procedimento entre os dias 08 e 12/03/21...

limpeza, clareamento, avaliação ortodôntica... e o que mais você precisar! Estamos a disposição!

Um grande abraço...de mulher pra mulher!


Contatos:

🔸Clareamento🔸InvisalignDoctor®🔸Ortodontia 🔸Ortopedia Funcional dos Maxilares

WhatsApp (31) 97976-8150

Instagram @exclusivaodonto



128 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page