top of page

ROCHE VS MEDTRONIC


De novo um post sobre isso mas agora com outras informações! Vou falar sobre o uso da bomba Medtronic Brasil com o sensor Enlite!

Vou dar uma resumida básica para quem chegou agora e não pegou o outro post sobre a bomba.

( vc pode ler sobre ele aqui: http://migre.me/ufnyH )

Eu uso a bomba Roche Diabetes Care há 6 anos, comecei com o modelo azul (que era basicamente igual esse, mas não existia o combo), e hoje uso o sistema todo com o Performa Combo. Essa é a bomba que eu ganhei do governo, na época eu fiz o teste-drive com um modelo super antigo da Medtronic e eu não curti, então optei pela Roche.

Com o passar dos anos a Medtronic continuou investindo em pesquisas e tecnologia e lançou no mercado outros modelos, e eu tive o prazer de ser convidada para testar a bomba deles por 30 dias, então agora vou dar A MINHA OPINIÃO sobre os dois produtos, lembrando que: eu não sou médica, nem nutri, nem educadora, nem semideusa. Esse post serve para vc conhecer a minha visão do produto, conhecer essa tecnologia, e aqui vou te dar um passo a passo para vc fazer os testes e tomar a sua decisão sozinho.

Vamos lá para as comparações:

<<<Aplicador>>>

Pra mim os dois aplicadores são ótimo e funcionam muito bem. Principal diferença é que o aplicador da Roche basta armar, soltar e pronto. O da Medtronic vc precisa armar, puxar, apertar, segurar, soltar....ele tem "mais passos" no processo, mas vc vai sobreviver super bem, nada que desabone o aplicador.

<<<Cateter>>>

Os dois cumprem muito bem suas funções, ambos são aplicados a 90º e não doem nada para ser colocado. Principais diferenças, o da Roche vc tem uma travinha de encaixar, e o da Medtronic é uma travinha de rodar. Basicamente isso. As agulhas é que sofrem a grande diferença, e digo isso na hora de descartá-la, a da Roche vem com uma "capinha" q vc cobre a agulha, mas ela cai muito fácil, já a agulha da Medtronic tem um sistema em que você trava uma capinha que faz a agulha ser dobrada, tornando o descarte mais seguro pra todo mundo. O adesivo da Medtronic é mais forte. Ele segura muito mais o cateter no corpo, mas o preço que se paga por isso é uma cola que muitas vezes dá alergia e, consequentemente, uma coceira leve. Suportável. Os dois doem a mesma coisa para retirar, ou seja, nada, só a dor dos pelinhos sendo arrancados mesmo.

<<<Reservatório>>>

Já comentei sobre eles no outro post, mas a principal diferença pra mim, e que coloca a Medtronic como minha favorita de novo é o fato de que vc consegue retirar insulina com uma seringa em caso de uma emergência. O resto é igual.

Agora vamos para a parte mais esperada e mais bipolar na minha vida!

<<<Sensor da Medtronic>>>

Dói pra caralho pra por. Sério, e eu sou uma pessoa que aguenta dor numa boa, tenho tatuagens na coluna, na costela e no pé, ou seja, eu aguento legal, mas o sensor dói. Dói, mas é suportável, e você sente aquela dor aguda por 2 segundos, e depois ela vai passando. Minha experiência foi: A Ju, educadora da Med, veio em casa e aplicou o sensor em mim, ela colou tudo com o adesivo deles, ficou uma graça, perfeito! Quando ela foi embora aquela coisa começou a coçar tão loucamente que eu queria parar o teste no mesmo dia. Postei aqui no blog e algumas pessoas me disseram que também tem essa alergia e me indicaram tirar o adesivo e substituir por micropore, foi o que eu fiz e funcionou. Com o micropore eu passei a sentir coceiras menores, e mais recorrentes lá pro 4º dia de uso.

Passados os 6 dias do sensor eu fui toda serelepe colocar um novo sensor, tinha feito o passo a passo lindo com a Ju, depois coloquei no youtube pra ver uns tutoriais, e vamos lá! Vamos trocar o cateter. Gente, eu consegui perder um sensor, pq o processo de colocar ele no aplicador é muito complicado, é cheio de macetes que vc se perde com certeza nas suas primeiras vezes. É um tal de empurra, puxa, aperta o botão, solta o botão, aperta e segura o botão, segura o adesivo, solta o adesivo, olha, é foda, mas na 3ª vez vc já se acostuma e fica tudo bem!

A minha 2ª tentativa eu acertei em cheio um vasinho na barriga, sangrou MUITO! E não parou! Liguei na hora pra Ju e ela me orientou de que se o sangramento parasse eu poderia usar o sensor de boas que nada aconteceria. Mas se não parasse (e nao parou) eu teria que jogar aquele sensor no lixo e colocar outro. Foi o que eu fiz, perdi 2 sensores, um por burrice e o outro porque acertei milagrosamente um vaso sanguíneo. :(

Tudo bem. A Melissa, amiga linda, me mandou por correio mais 3 sensores para que eu pudesse terminar o teste. Quando ele chegou eu de novo falei com a Ju, de novo assisti um tutorial e de novo tentei: e deu certo! Consegui colocar e foi bem fácil, mas achei que seria legal gravar um vídeo pra vocês pra ficar mais dinâmico. (postarei em breve)

Mas há males que vem para o bem, e ter ficado 2 dias sem o sensor pode me mostrar que eu estava um pouco descrente da funcionalidade da chatisse que ele tem.

O sensor é chato! Mano...pense em um negócio chato! É o sensor. Ele apita o tempo todo. Ele apita pq tá alta, apita pra ta baixa, apita pra vc medir, apita pq a insulina vai acabar, apita pq a pilha vai acabar, apita pq o céu o azul, ele apita. Cara e como ele apita....é um inferno!

Nos primeiros dias eu pensei "não quero essa porra! não consigo dormir!!!" Dai fiquei 2 dias sem sensor e pensei "caramba, ninguém apita pra mim, que saco!" e senti saudades dele. Mas senti mais saudades ainda pq percebi que o sensor te avisa o tempo todo do que está acontecendo com você, coisa que só fazendo as pontas de dedo vc não percebe tão bem.

Comigo foi assim, nos 6 primeiros dias eu já percebia que a glicemia estava caindo, então eu já comia alguma coisa, com a ponta de dedo, vc almoça, faz a correção, mede 1h depois, e boa. Vc só vai medir de novo antes da sua proxima refeição certo? Só que se no meio desse caminho vc tem uma queda ou uma hiper vc nao percebe a nao ser que vc SINTA. E para vc "sentir" uma hipo ou uma hiper vc necessariamente está nos extremos dos números. (pelo menos comigo é assim).

Meu corpo nao sente quando a glicose está em 90, ele vai me dar alarme de hipo já em 60...50....antes disso é como se nada tivesse acontecendo. E o inverso é real tbm, eu nao sinto nada se estou com 180, só começo a sentir mal estar quando chego nos 250...300 ou seja, eu percebi q eu só fazia as correções quando eu estava já sentindo os sintomas, eu nunca conseguia me "precipitar" aos acontecimentos, e com o sensor voce consegue.

Minha meta glicemia é estar entre 130-170 (cada um tem a sua meta ok? não vamos entrar no mérito dessa discussão pois envolve muitos fatores para que o seu médico chegue nesses números), então a Ju colocou os alertas para abaixo de 90 apitar, e acima de 160 apitar.

O que acontece é que você recebe esse alertar e já toma uma atitude, então vc fica com a glicemia MUITO MENOS TEMPO em alta, e vc nao chega nos 300 pra sentir sede e então perceber a hiper. Vc prevê ela antes, e corrige antes, e seu gráfico melhora consequentemente.

ABRE PARENTESES: No evento da Abbott o médico que deu a palestra (nao me lembro o nome) disse uma coisa que NEM TODO MUNDO SABE. Não adianta de nada vc ter uma glicada 5.4 por exemplo, se ela foi criada e resultante de muitas hipos. Se vc tem um gráfico instável, cheio de pontos de picos, vc nao tem um bom controle glicêmico, ou seja, nao vale de nada o seu 5.4. É preferível que uma pessoa se mantenha sempre em 200, sem picos, em um gráfico praticamente reto, com uma glicada de 8, do que um gráfico totalmente louco. Vocês sabiam disso? Me surpreendeu essa informação. Eu conheço muita gente que tem glicada em 6, bate no peito todo feliz e orgulhoso, mas conquistou isso na base da hipo, ou seja, sobe e desce não é parâmetro de bom controle. FECHA PARENTESES.

Bom a minha conclusao é de que o sensor é realmente irritante: ele coça, ele enche o saco, ele perde o sinal enquanto vc tá dormindo no meio das cobertas, ele apita sem parar, ele é grande, ele cola muito a sua pele depois q vc tira, eh um saco, PORÉM é um saco mega necessário e viciante.

Vc fica o tempo TODO olhando pra porra da tela...vc olha a cada 4 minutos praticamente. É viciante. E ele te mostra nitidamente o que acontece com vc praticamente realtime MESMO. Eu consegui perceber alguns "fenômenos" que pra mim era teóricos, mas com o sensor eu pude "ver" na pratica.

Uma manhã eu discuti com o meu pai, acordei em 130, comi um mamão e tomei um chá de café da manhã, fiz a contagem e discuti com o véio. 30 minutos depois "pipipipipipipipipipi" glicose alta. 170. Não fiz nada pq pensei "hum, a insulina de correção vai agir". Passou 2h e entre muitos "pipipipipipipipipipi" a glicose foi parar em 230! Sem que eu tivesse comido absolutamente nada. Ou seja, o stress SIM, aumenta a glicose.

Outro fato interessante foi, passei a semana toda abaixo de 170, perfeita, linda, comendo certinho, tudo maravilhoso. Até que um dia, 300 e pouco, 200 e pouco, 300 de novo, e dá-lhe insulina e nada abaixava. Aumentei na % o bolus, para 10% a mais, pensei "hum, será uma gripe?" e nos outros dias os números continuavam altos. Até que em uma sexta feira, 400 e pouco, tomava correção e nada acontecia, chequei tudo, desde bolhas, até cateter, tudo! Mas a bichinha não queria abaixar de jeito nenhum! Foi quando percebei que eu iria menstruar no mesmo dia. Quando cheguei em casa e tomei um banho quente, acabou descendo pra mim no chuveiro. Sai do banho, me troquei, sequei os cabelos e coloquei a bomba de novo, qndo percebi, de 400 saltou para 200. E com setas de queda. Eu percebi que a TPM realmente altera a glicose. Depois de descer, estabilizou novamente, como na semana anterior.

Marina você gosta mais da Medtronic agora?

Olha, se eu falar pra vc que não eu vou mentir. Mas eu estou falando isso em voz baixa para a minha bombinha linda não ouvir e não ficar ressentida.

Hoje eu tenho processo Roche e vou continuar usando Roche, por isso digo que pra mim a Roche cumpre a sua função. O perfoma combo ajuda muito! Ele faz os cálculos de correções tanto de glicemias quanto de Cho, mas o sensor é espetacular. Não tem jeito.

Como eu estou usando o sistema Libre, a minha dor da separação do sensor da Medtronic está muito mais tranquila. Mas confesso que na segunda feira quando o motoboy chegou para buscar a bomba de volta no fim do teste, eu chorei. Enlite, sentirei sua falta.

Mas a Roche tem suas vantagens, é bem boa, eu curto, amo, vou continuar usando, e acho que sempre foi ótima pra mim. A tecnologia da bomba em si é bem parecida entre as duas, elas tem as mesmas funções, é bem parecido mesmo! Realmente o que diferencia uma da outra é o sensor.

A Medtronic peca por ter um controle remoto muito caro e muito ruim, a conectividade da Roche traz benefícios que dão pontos a bomba Spirit Combo, durante um casamento, de vestido longo, vc nem precisa tocar na bomba para tomar insulina. Já com a Medtronic se faz necessário ir até o banheiro para levantar a saia e acessar o dispositivo.

Para concluir:

Faça os test-drive com as duas bombas antes de entrar com um processo no governo. É importante que você viva a experiência das duas ferramentas. O testedrive da Medtronic só é liberado com o uso do sensor para casos extremamente necessários e especiais. Eu usei o sensor por um favor comercial, o proposito do meu teste era fazer um comparativo entre as duas bombas. Mas, calma, eu entrei na fila como todo mundo, esperei por 4 meses para chegar a minha vez. Faça o teste mesmo sem o uso do sensor, assim vc vai conhecer as principais diferenças entre os botões, telas, visor, e tudo isso que se faz tão importante na hora de decidir que tipo de pâncreas você vai querer ter!

2.465 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page