top of page

Não esconda a sua doença, fale!


Quando eu escrevo por aqui que ter diabetes enche o saco não estou falando de pequenas coisas do dia a dia. Não é SÓ isso.

Só quem já sofreu qualquer tipo de descriminação por causa da doença sabe o quão dolorido é passar por esse tipo de situação criminosa. Tem gente que pode passar anos e anos com o diabetes sem nunca ter sido vítima de um ato preconceituoso, mas isso não é a realidade de todos.

Diariamente recebo relatos de pessoas que foram descriminadas no trabalho, chamados de drogados (as vezes até por brincadeira), ridicularizados e expostos ao ridículo. Isso não chega nem perto das maldades que as crianças podem cometer durante o horário do recreio com um pequeno que precisa medir ou se aplicar para comer com os colegas.

Essa pode não ser a sua realidade mas isso não quer dizer que ela não exista. Ela existe. E porque?

Pq as pessoas não tem informações. Porque elas não sabem o que é o diabetes, pq não tem contato com a doença, pq não vivem o problema. O que podemos fazer nesse caso?

Falar. Falar. Explicar. Mostrar. Falar. Falar. Expor. Conversar. Publicar.

Não tem jeito. Se a gente simplesmente deixar pra lá e dizer "ah, bobagem, ele nao sabe o que diz, deixa ele falar o que quiser de mim." Esse tipo de coisa nunca vai parar. Agora, se todas as vezes vc tiver paciência de parar, explicar, e doutrinar a pessoa que está cometendo o ato preconceituoso vc automaticamente quebra um ciclo.

Faça a sua parte. Explique sobre a sua doença para os ignorantes ao seu lado.

Vamos evitar que mais meninos sejam expulsos de colégios, vamos evitar que mais adultos sejam demitidos de empresas, vamos evitar que mais gente morra por falta de tratamento adequado numa emergência.

Não esconda a sua doença. Fale.

69 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page