top of page

A RELAÇÃO ENTRE A HEPATITE C E O DIABETES TIPO 2


⚠⚠ A RELAÇÃO ENTRE A HEPATITE C E O DIABETES TIPO 2⚠⚠

O Diabetes Tipo 2 começa como uma doença silenciosa, que se desenvolve ao longo dos anos em virtude de uma mudança na liberação e na atuação da insulina no corpo.

Essa mudança é consequência de uma combinação de fatores genéticos e fatores externos como alimentação ruim, sedentarismo e obesidade e por esse motivo recebe o nome de Resistência Periférica à Insulina, ou a abreviação RPI.

A RPI impede que as células de gordura, dos músculos e do fígado respondam corretamente à insulina, o hormônio que regula a entrada de açúcar nas células. Isso faz com que cada vez mais insulina seja necessária para normalizar os níveis de glicose no sangue.

A hepatite é uma doença silenciosa, progressiva, de alto risco e tratamento disponível no SUS. O portador pode carregar o vírus por muitos anos sem se dar conta, já que nem sempre o caso reagente caracteriza uma hepatite crônica. Estima-se que quase seis milhões de brasileiros estejam infectados com os vírus B e C da hepatite e não tenham recebido o diagnóstico

E COMO A HEPATITE C INFLUENCIA O SURGIMENTO DO DIABETES TIPO 2?

A Hepatite C (ou conhecido como HCV) também pode iniciar como uma doença silenciosa, podendo evoluir para doenças graves, como a cirrose e/ou o câncer de fígado. No entanto, todos os portadores da Hepatite C podem apresentar manifestações fora do fígado associadas ao vírus.

Uma destas manifestações é o Diabetes Tipo 2, que tem quatro vezes mais chance de ocorrer em portadores de Hepatite C do que quando comparados com indivíduos sem o vírus. Ao que tudo indica, isso acontece porque o vírus da Hepatite C é capaz de alterar a sinalização da insulina e impedir que ela regule o metabolismo da glicose no organismo. Em outras palavras, a Hepatite C contribui para a instalação da Resistência Periférica à InsulinaI e, portanto, para o surgimento e a progressão do Diabetes Tipo 2.

As pesquisas indicam ainda que pacientes com Hepatite C e Resistência Periférica à Insulina tendem a acumular mais gordura no fígado e a evoluir mais rapidamente da hepatite crônica para a cirrose. Além disso, nos pacientes com cirrose avançada, o Diabetes Tipo 2 aumenta de 4 a 5 vezes o risco de câncer de fígado. A boa notícia é que há uma significativa redução no aparecimento deste tipo de diabetes após a CURA DA HEPATITE C com medicamentos antivirais QUE SÃO GRATUITOS NA REDE PÚBLICA DE SAÚDE.

⚠⚠⚠⚠⚠PEÇA O TESTE ANTI-HCV! ⚠⚠⚠⚠⚠

Testes rápidos como o anti-HCV são exames de execução simples, que indicam em apenas 30 minutos se o indivíduo já teve contato com o vírus da hepatite C.

Tais testes não necessitam de estrutura laboratorial. Quando o resultado é positivo, o paciente deve procurar seu médico assim que possível para exames complementares. A seriedade do assunto e a rapidez do teste são dois ótimos motivos para que todos solicitem e façam o teste anti-HCV.

COMO E ONDE FAZER O TESTE PARA SABER SE VOCÊ TEM HEPATITE C OU NÃO?

1) (y) Peça ao seu médico que inclua esse teste na bateria de exames rotineiros que você já faz. Quando vc for no laboratório colher seu sangue esse teste já será feito, deixando vc e seu médico muito mais seguros dos passos e procedimentos que irão tomar.

2) (y) Procure um CTA na sua cidade e peça para realização do teste rápido. Ele é totalmente gratuito e rápido.

Link dos CTAs de SP: http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/vigilancia_em_saude/doencas_e_agravos/hepatites/index.php?p=6266

É simples, rápido e #NaPontaDoDedo

3) 💟💟💟SEMANA HEPATITE ZERO: 💟💟💟

De 24 a 28 de julho de 2017 (sendo que em alguns pontos se estenderá até o dia 30), será realizada uma das maiores campanhas de testes rápidos de Hepatite C. O período foi escolhido, pois em 28 de julho é comemorado o Dia Mundial da Luta contra as Hepatites.

Por meio de um rápido teste, é possível diagnosticar a presença ou não dos anticorpos contra o vírus no organismo da pessoa examinada. A partir do momento em que se confirma o resultado positivo, os pacientes serão orientados e encaminhados a uma unidade da ABPH, onde recebem atendimento gratuito. Caso não haja atendimento na localidade de moradia do paciente, o encaminhamento será para o Centro de Referência e Tratamento (CRT-SUS) mais próximo.

Confira no link: www.facebook.com/hepatitezero todos os locais que receberão a campanha.

😱 Vc pode pegar Hepatite C quando:😱

Entra em contato com sangue ou fluídos corporais contaminado, como com agulhas, seringas, MANICURE, TATUAGENS, SEXO, LÂMINAS DE BARBEAR, ESCOVA DE DENTE, transfusão de sangue e doação de órgãos.

NÚMEROS QUE IMPRESSIONAM:

😰 A população Brasileira é a 8ª mais contaminada pelo vírus da Hepatite C no Mundo!

😵 O vírus causador da Hepatite C foi descoberto em 89, ou seja, é super recente!

😲 Hepatite C não apresenta sintomas. O único sintoma associação ao vírus é o cansaço, que é facilmente confundido com a rotina de uma vida stressante.

😃 Hepatite C TEM CURA E O TRATAMENTO É GRATUITO! 95% DOS PACIENTES SÃO CURADOS!

😞 O Brasil está em 4º lugar no raking com pessoas portadoras do diabetes no Mundo, e isso aumentará em 50% nos próximos 25 anos.

😄 O tratamento para cura do vírus da Hepatite C não tem reações. O paciente não se sente mal, não sente dor e é totalmente tranquilo. Vale a pena se curar não?

😷 De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) o Brasil tem 3 milhões de pessoas infectadas com o vírus da Hepatite C.

😨 Nos Estados Unidos uma pesquisa revelou que mais pessoas morrem por causa da Hepatite C do que Aids. Segundo o levantamento, entre os anos de 1999 e 2007 e encontraram 15,1 mil mortes por conta da doença, contra 12,7 mil causadas pelo HIV.

Sites para consulta:

http://napontadodedo.com/

http://tudosobrefigado.com.br/

http://www.hepatitezero.com.br/

433 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page