top of page

Alguém aqui já ouvir falar em NEUROPATIA?


😱 Alguém aqui já ouvir falar em NEUROPATIA? 😱

Você já sentiu dormência, formigamentos ou uma sensação de ardência como se houvesse fogo nos seus braços, pernas e pés? Ou ainda tontura, fraqueza e tique? 🤔

Se a sua resposta foi SIM para qualquer um desses sintomas, ATENÇÃO: esse é um sinal de que seus nervos estão falando com você. 😰

O diabetes é a causa mais comum da neuropatia periférica, e este tópico merece sua atenção também. Isso porque a neuropatia é, na minha visão, a complicação crônica mais comum e séria nos diabéticos. Além disso, é também a menos falada entre a comunidade, mas segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, é responsável por cerca de dois terços das amputações dos membros. E isso assusta, né? Ahhh, assusta sim...

Qual a melhor maneira de lutar para que isso não aconteça com você? INFORMAÇÃO, GATOS! 💪

E é por isso que estou aqui, ajudando na divulgação da campanha da Merck Brasil chamada “ESCUTE SEUS NERVOS”. 👏👏👏👏

Veja o vídeo dessa campanha maravilinda aqui: https://www.youtube.com/watch?v=GTEhRshFUPE

A Merck, empresa alemã de ciência e tecnologia mais antiga do mundo, é embaixadora da campanha ESCUTE SEUS NERVOS no Brasil. Por meio da educação sobre os sintomas da doença, o principal objetivo da campanha é aumentar a conscientização e a procura pelo tratamento da neuropatia periférica.

Então, presta atençãozinha nesse post, pois ele vai te ajudar a conhecer melhor a doença, conhecer melhor o que é neuropatia e o que fazer se você já tem esses sintomas, beleza?

Vamos lá:

Essa complicação pode ser silenciosa (assim como o diabetes que é chamado de doença silenciosa) e pode avançar lentamente, confundindo-se com outras doenças. Portanto, embora ela queira esconder-se de você, é importante conhecer melhor a neuropatia e se prevenir para ter uma vida longa e plena, não acham?

Os nossos nervos não são visíveis (eles estão dentro do nosso corpo), mas, ainda assim, precisam ser protegidos e seus sinais devem ser escutados. Ter consciência dos seus nervos ajuda você a entender o que seu corpo diz e a detectar melhor qualquer possível sintoma da neuropatia.

Como que isso tudo funciona?

O nosso sistema nervoso periférico envia informações do nosso cérebro e da nossa medula espinhal (sistema nervoso central) para o resto do nosso corpo e faz também o caminho inverso. Se os nervos estão lesionados (ou seja, se existir algum problema), a mensagem pode ser interrompida e é aí que os sintomas podem acontecer.

Alguns sintomas podem te confundir, então é muito importante que você sempre converse com o seu médico e diga a ele TUDO O QUE ACONTECE NO SEU CORPO.

Às vezes, um sinal ou sintoma relacionado com um problema no nervo pode não parecer importante para você, mas pode ser uma informação importante para o seu médico.

O QUE PODE CAUSAR NEUROPATIA PERIFÉRICA? 😲

Entre outras a glicemia alta (O famoso controle ruim da glicose), mas também o índice elevado de triglicérides, excesso de peso, tabagismo (fumantes), pressão alta, o tempo em que você convive com o diabetes e a presença de retinopatia (nos olhos) e doença renal (lembra-se delas?). Todos esses itens favorecem o aparecimento da neuropatia, que no diabético se manifesta por Polineuropatia diabética.

E isso acontece porque a glicemia alta reduz a capacidade de eliminar radicais livres e compromete o metabolismo de várias células, principalmente dos neurônios.

⚠⚠⚠⚠⚠⚠ Os principais sinais são:

- Sensação de queimação e ardência; - Formigamento, Dormência nos pés e nas mãos; - Dor espontânea que surge de repente, sem uma causa aparente; - Dor excessiva diante de um estímulo pequeno, por exemplo, uma picada de alfinete; - Dor causada por toques que normalmente não seriam dolorosos, como encostar no braço de alguém. - Dor contínua e constante;

Ao mesmo tempo, pode haver redução da sensibilidade nos membros afetados. As dores, que antes eram intensas demais mesmo com pouco estímulo, passam a ser menores do que deveriam. Daí o risco de haver uma queimadura ou um corte e você não perceber...

COMO FAÇO PARA PREVENIR A NEUROPATIA? 👍👍

Até parece que é 'chover no molhado', mas existem várias maneiras de prevenir e gerenciar a neuropatia periférica.

- Cuidados com os pés: - Examine seus pés e pernas todos os dias; - Avalie e cuide de suas unhas regularmente; - Aplique creme hidratante na pele seca, mas com cuidado para não aplicar entre os dedos; - Usar calçados adequados, indicados pela equipe multidisciplinar; - Controle eficiente da glicose: um bom controle da glicemia pode evitar danos neurológicos futuros; - Uso de medicação: há medicamentos específicos para tratar os danos aos nervos. Consulte seu médico.

Se você está lendo esse post e identificando qualquer sintoma parecido com os descritos acima, procure um médico. Não tenha medo do diagnóstico, pois só assim você será orientado a como conviver ou prevenir a neuropatia.

Se você ainda tem dúvidas, visite o portal da campanha desenvolvida pela Merck: www.escuteseusnervos.com.br

#publipost BRA-NEU-1706- 0059 / Agosto 2017

154 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page