top of page

Hoje é dia do Médico - Neuropatia


A coisa que um diabético mais faz na vida dele é visitar um médico, já parou para pensar nisso? E hoje é o dia do MÉDICO! <3

E como é que a gente decide para quem vamos entregar a nossa vida? Acho que a gente nunca parou para pensar nisso assim tão profundamente, não é?

Mas a gente escolhe e confia em uma pessoa. Contamos nossos problemas, nossos medos, o que sentimos fisicamente, mas também contamos muito do que nos dói na alma durante uma consulta. O médico acaba sendo nosso maior amigo.

O médico é a figura mais importante na vida de um diabético. Ele é quem faz o diagnóstico correto, quem orienta as doses certas de todos os medicamentos, que solicita exames de acordo com o que precisamos, que rastreia, mapeia, estuda e tenta encontrar o melhor caminho para nos proporcionar uma vida melhor.

Ao longo dos meus 17 anos de diagnostico eu pulei de galho em galho até encontrar alguém que eu me sentisse completamente preenchida e cuidada. Isso é normal. Se você ainda não encontrou o seu médico dos sonhos, continue procurando.

Eu entrei em coma por cetoacidose quando descobri que era diabética. Foi um diagnóstico bem traumático. Quase morrer tão jovem, passar tantos dias no hospital me recuperando, ganhando peso novamente e tentando entender o que estava de fato acontecendo comigo. O papel do médico nesse período foi fundamental.

E o médico não é importante só no momento do diagnostico, mas é também por todo o resto da vida. Com o passar dos anos sendo diabética a gente precisa ficar de olho em todas as possíveis complicações que o diabetes pode nos trazer.

Os exames periódicos de rotina devem ser feitos, solicitados, cobrados e analisados pelo seu médico. Glicada, Microalbuminúria, Fundo de olho, e claro, o exames dos pés. Ahhhh nossos pés!!

Você já sentiu algum tipo de dormência ou desconforto? Já sentiu seus membros doendo e acabou deixando pra lá achando que é "normal" ou que "vai passar"?

Esses sintomas devem também ser muito bem analisados.

Se você sente: pontadas, pequenas agulhadas, dormências, queimação nas pernas ou nos braços, tonturas e fraqueza muscular está na hora de ter uma conversa com seu médico. É muito importante que todos os sintomas diferentes que seu corpo apresente seja passado ao seu médico. Só ele é capaz de te ajudar, VOCÊ NÃO PRECISA CONVIVER COM ESSA DOR. Esses sintomas podem ser sinal de neuropatia periférica!

Acesse aqui para ver todos os sintomas relacionados à neuropatia.

A Neuropatia periférica é um grande fantasma da nossa doença. Morremos de medo de receber esse diagnostico não é mesmo? Mas pense comigo: você prefere tapar o sol com uma peneira gigante e continuar sentindo esse desconforto ou procurar um médico, receber um diagnóstico correto, se medicar e passar a ter uma qualidade de vida melhor?

Não podemos ter medo dos resultados dos nossos exames!

Se você tem algum desses sintomas procure uma unidade de emergência médica e cuide da sua saúde! Você merece ter uma vida boa!

Ficar atento para os sintomas é o primeiro passo de um diagnóstico rápido, e quanto mais rápido soubermos o que acontece em nosso corpo, melhor será a resposta ao tratamento.

A Merck encabeçou uma campanha muito bacana chamada “Escute seus nervos” que traz a importante de perceber os sinais que o nosso corpo manda.

Visite www.escuteseusnervos.com.br para conhecer os principais sintomas da Neuropatia Periférica, uma complicação comum e que poucas vezes é tratada pelo paciente pelo medo de contar aos médicos sobre suas sensações.

O médico deve ser visto sempre como seu melhor amigo, aliado, parceiro, a pessoa em quem você pode confiar 100%, ele sempre estará pronto para te ajudar seja lá o que estiver acontecendo contigo.

Nesse dia do médico, deixo aqui o meu beijo mais do que especial a Dra. Viviane, minha médica que também é diabética. Com certeza os meus gráficos glicêmicos e a minha glicada melhorada eu devo aos cuidados, dedicação e orientação dela.🤗

Parabéns a todos os médicos que escolheram como profissão a missão de cuidar e de salvar tantas vidas! 😍

Para cego ver: três moças bonitas sorrindo. Uma morena, uma japonesa e uma médica. Imagem relacionada ao dia do médico.

101 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page