• Marina de Barros Collaço - Diabética Tipo Ruim

NEUROPATIA DIABÉTICA - ESCUTE SEUS NERVOS


O DIA MUNDIAL DO DIABETES foi semana passada, mas devemos usar o mês todo para falar dos problemas relacionados ao mau controle da nossa glicemia.

“Ahhh Marina eu não quero falar sobre isso!” Ótimo tudo bem! Continue então sem informação e sem saber o que fazer caso isso aconteça contigo.

Gentem, informação é a arma para combater a maioria dos nossos problemas sabia? Porque falamos tanto de controlar a glicemia? Porque batemos tanto nessa tecla chata?

Porque somente com o controle da danada é que vamos conseguir ter uma vida longa e sem complicações causadas pelo diabetes.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) as complicações do diabetes são divididas em dois grandes grupos, micro e macro vasculares. As complicações microvasculares são aquelas que causam danos aos pequenos vasos sanguíneos, como os olhos, rins e os nervos. Já as macrovasculares incluem as doenças cardíacas e o fluxo insuficiente de sangue para as extremidades do corpo, principalmente pernas.

Uma das complicações microvasculares é a Neuropatia Periférica e normalmente essa complicação se manifesta de várias formas, pois depende muito do tipo de lesão, qual a fibra nervosa que foi afetada e qual o nível de sensibilidade que o paciente se encontra. Quais os sintomas? Normalmente os sintomas são redução da sensibilidade ou sensação de formigamento em mãos e pés, pontadas, tiques, queimação e desconforto. Quando essa falta de sensibilidade está em um nível onde o paciente já não sente uma lesão, ele poderá se machucar e não sentir absolutamente nada, gerando uma infecção que é complicada por outros fatores comuns, como circulação comprometida e um sistema imune enfraquecido e aí que tudo vira uma bola de neve bem ruim, e em casos graves, pode levar o paciente a amputação dos membros.

A Merck Brasil tem encabeçado uma campanha bem bacana chamada “Escute seus nervos”, e você pode conhecer o site deles aqui: https://www.escuteseusnervos.com.br - se você se identificou com algum dos sintomas de neuropatia periférica, visite esse site da Merck e leia com atenção a todos os sintomas. Os seus nervos são partes importantes do seu sistema, você não precisa "fingir" que não sente dor ou dormência dos seus membros. Existe tratamento eficaz para controlar essa complicação.

É muito importante que nenhum tipo de sintoma seja omitido durante uma consulta. Às vezes, um sinal ou sintoma relacionado com um problema no nervo pode não parecer relevante para você, mas pode ser uma informação importante para o seu médico.

Você não precisa aprender a conviver com os problemas relacionados ao diabetes. A grande maioria deles é tratável e se identificado no começo, pode ser totalmente controlado. Realizar seus exames de rotina, visitar o seu médico regularmente, conversar sobre todos os seus sintomas e seguir um plano de tratamento pode te trazer uma qualidade de vida maravilhosa, mesmo se você já tenha alguma complicação.

A prevenção é sim o melhor cenário para um diabético. Manter suas taxas de glicose dentro da meta é sempre a melhor escolha e a melhor opção, mas eu sempre gosto de falar que se você é uma pessoa que já desenvolveu alguma complicação, não desista!

É importante que você saiba que o que te levou a desenvolver essas complicações ficou no passado e o que realmente importa é o que você quer fazer com a sua vida e a sua saúde daqui para frente.

Só o fato de você estar lendo esse texto até aqui já mostra o quanto você mudou e o quanto tem vontade de conhecer mais sobre o diabetes. Procure ajuda! Nunca é tarde para tomar as rédeas da sua saúde e fazer a diferença por você mesmo.

Te faço um convite: Desligue-se agora mesmo das redes sociais e agende uma consulta com o seu médico! Você merece esse cuidado!

#neuropatia #merck #merckbrasil #escuteseusnervos #diabetes #diamundialdodiabetes

469 visualizações
  • b-facebook
  • Twitter Round
  • Instagram Black Round

© 2016 por Ateliê Digital Faz-Tudo para Diabética Tipo Ruim.  

Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser copiado e é protegido por lei.

Sujeito a penalidades criminais.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now