top of page

Melhore a saúde dos seus nervos!


Vc realmente está fazendo TUDO o que pode pela sua saúde e pelo seu bem-estar?

Recentemente eu vi uma reportagem que mostrava como os nossos pequenos hábitos muitas vezes nos sabotam de ter uma vida melhor.

A gente meio que “se acostuma” com a rotina do dia a dia e mudar isso é muito difícil. Sabemos que qualquer mudança, por menor que seja, exige uma força de vontade descomunal. Mas vc sabia que se mudar pelo menos 1 hábito, já vai sentir uma grande diferença?

Agora já pensou que muitas complicações de várias doenças podem ser evitadas se a gente mudar pequenas atitudes na nossa rotina?

Eu vou listar aqui algumas ideias do que vc pode tentar mudar na sua vida. As mudanças precisam ser pequenas e graduais. Não tente forçar nada, quando vc se cobra muito as chances de tudo dar certo é bem menor.

  1. Evite movimentos repetitivos e manter a postura curvada.

Eu trabalho o dia todo no computador, e várias vezes durante o dia percebo que estou com a coluna curvada então vou lá e me corrijo. A repetição desse gesto de se “esticar” faz com que meu corpo vá criando uma ideia de que ele precisa ficar reto. A mudança é gradual e a gente precisa insistir nisso. Eu tbm me policio de levantar pelo menos a cada 1 hora para andar e fazer a circulação nas pernas fluir.

  1. Tente reduzir o consumo de doces e massas.

A gente sabe que com o surgimento da contagem de carbo e a aplicação da insulina rápida a neura de “não comer doce” passou a ser menor. Mas o consumo de doces e massas em quantidades exageradas não faz bem à saúde de ninguém. Faça escolher saudáveis na sua alimentação para proteger seus nervos e seu corpo das complicações do descontrole glicêmico.

  1. Perca Peso

E não emagreça apenas pela estética. Com o sobrepeso vc força seus pés e aumenta o risco de problemas cardíacos. Perdendo peso vc aumenta a sua energia, melhora a qualidade de vida, ganha mais saúde e consequentemente se sente muito melhor.

  1. Pare de fumar

É........ err..... bom.... vc sabe todos os malefícios de fumar neh? Podemos passar para o próximo tópico?

  1. Beba álcool com moderação

O álcool pode reduzir os níveis de vitamina B. Portanto, se você é diabético é importante saber que quando o álcool chega ao estômago vazio, ele pode causar hipoglicemia. Então, se você for beber, faça isso com moderação e sempre coma alguma coisa.

  1. Peça sempre ao seu médico para checar os seus níveis de vitaminas B.

Todas as vitaminas B neurotrópicas são essenciais para a manutenção da saúde dos seus nervos do corpo. Se você é vegetariano, vegano ou segue alguma dieta restritiva que pode desencadear deficiência de vitaminas. Pergunte ao seu médico se você precisa de alguma suplementação ou adaptar a dieta para garantir a saúde dos nervos.

  1. Exercite-se regularmente

EU SEI que bater na tecla do exercício é um saco! Eu tbm não gosto! Mas tem coisas na vida que vc não gosta e vai ter que fazer se quiser se beneficiar disso e a atividade física é uma delas. Sempre que puder troque o carro pelos seus passos. Leve seu cachorro para passear. Suba escadas no lugar do elevador. Saia para dançar muito! Mexa seu corpo: seu humor e a sua saúde vão mudar muito!

  1. Alimente-se bem

Uma dieta saudável é indicada para qualquer pessoa, mas se vc tem diabetes e já apresenta algum problema nos nervos ingerir uma dieta saudável rica em frutas, legumes, grãos integrais e proteínas magras pode ajudar você a manter os seus nervos saudáveis. Previna-se das deficiências de vitaminas e tente extrair o melhor de todos os alimentos.

  1. Consulte sempre um médico

Hoje em dia com a internet e os blog a gente acaba deixando de lado uma consulta médica para procurar informações em locais que a gente julga confiável. Nenhuma consulta médica pode ou deve ser feita totalmente on-line. Um médico deve sempre olhar cara a cara, te examinar fisicamente, solicitar exames laboratoriais, conversar contigo e tirar todas as suas dúvidas. Muitas vezes o que a gente descreve para um médico é diferente do que ele vê fisicamente em nosso corpo. PROCURE SEMPRE UM MÉDICO PARA SUAS CONSULTAS.

  1. ESSE ITEM É O MAIS IMPORTANTE:

Não negue a sua doença nem a necessidade de se tratar. Virar as costas para sintomas ou problemas não fará com que a sua doença simplesmente desapareça. É muito importante buscar informações, seguir esses dez tópicos de dicas, procurar um médico, mas principalmente ENCARAR O PROBLEMA DE FRENTE.

Não fique adiando a sua consulta médica acreditando que “isso daqui a pouco passa”. Descobrir qualquer problema no inicio facilita (e muito!) o tratamento.

Os nossos nervos podem ser afetados se a gente não cuidar do nosso corpo. A Merck Brasil encabeça uma campanha chamada “Escute seus nervos” trazendo à tona a importância de não deixar de lado os principais sintomas da neuropática periférica.

Acesse o site https://www.escuteseusnervos.com.br/ e conheça os principais sintomas dessa doença que pode ser tratada e controlada.

Para tratamentos adicionais ou atividades de apoio, por favor, fale com o seu médico.

1.060 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page